Tenho dois filhos pequenos, e agora?

O primeiro filho é sempre muito esperado e desejados pelas mamães, que fazem planos para conseguir uma diferença boa de idade para ter o segundo filho, para conseguir aproveitar os dois sem prejudicar nada.

Mas quando o plano não corre como esperado e você se vê com duas crianças pequenas com idades menores ainda de diferença entre eles? Calma, respira fundo e vem com a gente ver que você vai amar e aproveitar muito seus filhos

Amizade

Apesar de pesquisas, contidas no livro em inglês da Doutora Laura Markham, revelarem que é o filho mais velho tem mais dificuldade de aceitar o irmãozinho quando a diferença de idade é menor, as mesmas estatísticas revelam que eles acabam tendo uma amizade maior.

Atenção

Um desafio será cuidar dos dois, quando chorarem juntos ou mesmo ficarem doentes. Existem vários casos onde a criança mais velha por ver o mais novo mamando volta a pedir mamadeira ou mesmo a usar fraldas pela influência que o novo membro da família produz. Mas fique calma, tente resolver essas situações preparando seu filho para ser um irmão

Preparação

Muitos pais esperam após o primeiro trimestre da gravidez, onde o risco de aborto é maior, para contar ao filho que teram outro bebê, outros demoram mais na preparação de contar a novidade. Mas o que é mais importante é deixar seu filho ciente do que estará por vir.

Tempo

Com tempo o seu pequeno mais velho entenderá que o mais novo é um membro da família e que deve aceitar sua presença. Mas enquanto esse processo vai ocorrendo você deve separar um tempo para passar focando somente no filho mais velho para que o mesmo se sinta amado e especial.

 

Por final sempre tente distribuir as coisas de maneira justa para você, o pai das crianças ou seu companheiro, e seu filho mais velho. As coisas vão ficar mais complicadas no início mas será uma jornada muito especial!