Quando tirar a chupeta?

Uma das coisas mais difíceis em ser mãe, a maioria das mamães diria, é dizer não ao seu pequeno. Além de doído às vezes pode parecer até errado, só que sabemos que é necessário.

mother shows Pacifier For the baby

mother shows Pacifier For the baby

A chupeta que sempre foi sua aliada naquelas noites que o bebê não conseguia dormir, ou mesmo para acalmar ele, agora é sua pior inimiga.

Sabemos que a partir do momento em que os dentinhos começam a nascer a chupeta pode atrapalhar o desenvolvimento da arcada dentária da criança.

Para ajudar você a saber quando tirar a chupeta do seu filho separamos algumas dicas de quando isso pode acontecer e como facilitar esse processo:

Idade

O fator idade sempre irá pesar na sua decisão em grande parte, como citamos anteriormente, pelo nascimento dos dentes de leite e como a chupeta afeta o desenvolvimento dos dentes.

Maturidade

Algumas mães deixam a chupeta por mais tempo, como até os 3 ou 4 anos, o bom de deixar até essa idade é conseguir explicar para o pequeno o porque está tirando a chupeta e também usar algumas estratégias que para os menorzinhos não funciona

Comodidade

Por ser  o sua aliada muitas vezes abandoná-la parece uma traição, justo a chupeta que te ajudou tanto no crescimento do seu bebê. Só sempre leva em consideração que isso é uma fase da criança e que como a mamadeira e até a famosa “naninha” um dia terão que dar tchau

Tempo

Respeite seu filho, vá aos poucos, e deixe as coisas acontecerem no tempo da criança, ela sentirá que está perdendo algo e muitas vezes pode não entender o que está acontecendo, ser paciente e compreensivo ajudará o processo a se concretizar.

Insista

Você terá que ser persistente porque a criança vai pedir e muitas vezes chorar por saudades da chupeta e se você ceder provavelmente tornará o processo bem mais difícil.

 

Essas são algumas das dicas que você pode utilizar para auxiliar você na hora de retirar a chupeta do dia a dia do seu filho, mas não significa que funcionará para todos, portanto leve em consideração também o comportamento do seu filho e os seus também! E  na sua casa como está a batalha da chupeta?